segunda-feira, 4 de agosto de 2014

IV Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde - Queixas em uma clínica escola, 2014.

QUEIXAS EM UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA CLÍNICA ESCOLA
Claudia Fabiana de Jesus  - Psicóloga/ Mestre em Psicologia da Saúde – clafaje@yahoo.com.br
Resumo
Introdução: Salienta a importância da compreensão da queixa no processo de psicodiagnóstico e nas ações interventivas. O psicodiagnóstico é uma área fundamental no curso de psicologia e na supervisão clínica a qual faz parte da formação do aluno. Esta disciplina está ligada ao estágio supervisionado específico em alunos do terceiro ano integral e do quarto ano noturno e se refere a ênfase em Psicologia, Saúde e Processos Clínicos. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo o conhecimento das queixas trazidas pelos usuários de um serviço de atendimento psicológico vinculado a uma clínica escola e a práxis dos estagiários a partir de uma leitura crítica, bem como, do manejo do supervisor com os alunos. Metodologia: O material utilizado constou dos prontuários e fichas de atendimento que foram conduzidos na disciplina ênfase em psicologia, saúde e processos clínicos cujo foco foi o psicodiagnóstico. A supervisão ocorreu semanalmente, na qual os casos eram discutidos no campo teórico, técnico e prático a partir do estudo de cada caso de cada estagiário. Resultados: O total de pacientes acolhidos pelos alunos foi de cinquenta e um pacientes, os quais foram atendidos na triagem e destes, trinta e quatro foram incluídos nos atendimentos em psicodiagnóstico, concluindo todo o procedimento, desde a triagem até as intervenções. No que se refere ao gênero, a predominância do sexo feminino, a faixa etária predominante foi adulto, seguido de crianças e em último adolescentes e o nível de escolaridade mais presente foi o ensino fundamental. As queixas predominantes foram as referentes à insegurança, estresse, ansiedade, depressão, relacionamento interpessoal, impulsividade, agressividade, angustia, medos, insônia e baixa estima. Os estagiários acolhiam as queixas trazidas considerando a fala dos pacientes, porém, trabalhou-se acerca dos alunos desenvolveram a possibilidade dos pacientes ir além da queixa padrão trazida e o diagnóstico a partir do deslocamento  da queixa universal para uma queixa singularizada. O percurso dos alunos centrou na triagem e acolhimento, no psicodiagnóstico interventivo e na devolutiva aos pacientes, segmentos estes discutidos nas supervisões. Considerações Finais: Os alunos realizaram uma leitura para além de queixas “padrão”, já prontas, reforçadas pelo discurso baseado na patologia e atuarem a partir da reconstrução das queixas trazidas, com a singularidade de cada caso, implicando o paciente em suas próprias mudanças. Pontuou-se na supervisão a participação ativa dos alunos enquanto protagonistas de seu conhecimento e de sua práxis. Além deste, o desenvolvimento de uma análise crítica acerca das queixas trazidas, considerando o contexto da pós-modernidade e os novos modos de sofrimento e uma análise reflexiva acerca do uso do diagnóstico tradicional e do próprio papel do profissional na contemporaneidade.               


Um comentário:

  1. Apesar de seu ser leigo na matéria, sou muito interessado pelo assunto. Muito bom seu blog. Parabéns!

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