QUEIXAS EM UM SERVIÇO
DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA CLÍNICA ESCOLA
Claudia Fabiana de Jesus - Psicóloga/ Mestre em Psicologia da Saúde –
clafaje@yahoo.com.br
Resumo
Introdução: Salienta a importância da compreensão da queixa no
processo de psicodiagnóstico e nas ações interventivas. O psicodiagnóstico é
uma área fundamental no curso de psicologia e na supervisão clínica a qual faz
parte da formação do aluno. Esta disciplina está ligada ao estágio
supervisionado específico em alunos do terceiro ano integral e do quarto ano
noturno e se refere a ênfase em Psicologia, Saúde e Processos Clínicos. Objetivo: Este trabalho tem como
objetivo o conhecimento das queixas trazidas pelos usuários de um serviço de
atendimento psicológico vinculado a uma clínica escola e a práxis dos
estagiários a partir de uma leitura crítica, bem como, do manejo do supervisor
com os alunos. Metodologia: O
material utilizado constou dos prontuários e fichas de atendimento que foram
conduzidos na disciplina ênfase em psicologia, saúde e processos clínicos cujo
foco foi o psicodiagnóstico. A supervisão ocorreu semanalmente, na qual os
casos eram discutidos no campo teórico, técnico e prático a partir do estudo de
cada caso de cada estagiário. Resultados:
O total de pacientes acolhidos pelos alunos foi de cinquenta e um pacientes, os
quais foram atendidos na triagem e destes, trinta e quatro foram incluídos nos
atendimentos em psicodiagnóstico, concluindo todo o procedimento, desde a
triagem até as intervenções. No que se refere ao gênero, a predominância do
sexo feminino, a faixa etária predominante foi adulto, seguido de crianças e em
último adolescentes e o nível de escolaridade mais presente foi o ensino
fundamental. As queixas predominantes foram as referentes à insegurança,
estresse, ansiedade, depressão, relacionamento interpessoal, impulsividade,
agressividade, angustia, medos, insônia e baixa estima. Os estagiários acolhiam
as queixas trazidas considerando a fala dos pacientes, porém, trabalhou-se
acerca dos alunos desenvolveram a possibilidade dos pacientes ir além da queixa
padrão trazida e o diagnóstico a partir do deslocamento da queixa universal para uma queixa singularizada.
O percurso dos alunos centrou na triagem e acolhimento, no psicodiagnóstico
interventivo e na devolutiva aos pacientes, segmentos estes discutidos nas
supervisões. Considerações Finais: Os
alunos realizaram uma leitura para além de queixas “padrão”, já prontas,
reforçadas pelo discurso baseado na patologia e atuarem a partir da reconstrução
das queixas trazidas, com a singularidade de cada caso, implicando o paciente
em suas próprias mudanças. Pontuou-se na supervisão a participação ativa dos
alunos enquanto protagonistas de seu conhecimento e de sua práxis. Além deste,
o desenvolvimento de uma análise crítica acerca das queixas trazidas,
considerando o contexto da pós-modernidade e os novos modos de sofrimento e uma
análise reflexiva acerca do uso do diagnóstico tradicional e do próprio papel
do profissional na contemporaneidade.
Apesar de seu ser leigo na matéria, sou muito interessado pelo assunto. Muito bom seu blog. Parabéns!
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